Certificado Digital OAB

oab2

Exclusivo para advogados regularmente inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil.

Certificado Digital: o documento de identificação da atualidade

Por Leonardo Gonçalves, Gerente Nacional de Vendas da Certisign

Por conta do avanço da tecnologia e a necessidade cada vez maior de atribuir autoria de forma segura e inquestionável nas transações no mundo eletrônico, o Certificado Digital tornou-se indispensável na rotina pessoal e profissional de milhões de brasileiros. Tanto que, hoje, o Brasil é líder em Certificação Digital na América do Sul e exporta esta tecnologia para outros países da América e Europa.

O Certificado Digital é um documento eletrônico que utiliza a Certificação Digital para identificar pessoas, empresas e computadores. A Certificação Digital, por sua vez, é a tecnologia que por meio da criptografia de dados garante autenticidade, confidencialidade, integridade e não-repúdio às informações eletrônicas.

Para simplificar, ele é o RG do mundo eletrônico, com a vantagem de não ser falsificável, pois para a sua emissão é realizado um rigoroso processo de conferência das informações apresentadas pelo solicitante, o titular. E o seu uso está atribuído a senhas pessoais e intransferíveis.

Por que todo este cuidado? A cada utilização do Certificado Digital é gerada uma assinatura digital com a mesma validade jurídica da manuscrita, garantida pela legislação brasileira. Ou seja: o que for feito mediante seu uso, não poderá ser questionado, pois o Certificado Digital é exclusivo e intransferível, assim como os documentos físicos. Ao utilizá-lo, você concorda e assume que realizou tal ato.

Sendo assim, estamos tratando de um documento de identificação no mundo eletrônico, que permite ao titular realizar diversos serviços nesta esfera, com validade jurídica, agilidade, facilidade de acesso e substancial redução de custos. E é por isso que, hoje, muitos processos exigem o seu uso. Afinal, estamos abordando uma tecnologia ágil, segura e sustentável.

O Certificado Digital na rotina dos advogados

O peticionamento eletrônico, na prática e em resumo, significa que o advogado não precisará mais ir até o Fórum para assinar petições ou consultar autos, como exemplos. Por meio do computador, com conexão à internet e utilizando um Certificado Digital ICP-Brasil, ele consegue assinar e tramitar, sem a necessidade de locomoção, impressão de documentos e autenticação adicionais.

Veja alguns benefícios

Permite a consulta aos autos e tramitação 24h por dia. Horário não condicionado ao funcionamento dos Fóruns.

Colabora para a organização, facilitando a transferência e localização de documentos. E ainda diminui o risco de extravios de processos.

Extingue a necessidade deslocamentos para assinaturas presenciais e autenticações adicionais, o que reduz custos e tempo.

O procedimento para peticionar de forma eletrônica é de 50% a 60% mais rápido do que o processo em papel*.

Reduz custos relacionados à compra, impressão, manuseio e armazenamento de papel e ao mesmo tempo contribui para a preservação do meio ambiente.

*Dados extraídos da reportagem “A era digital chega aos tribunais”, da revista Veja São Paulo – 7 de agosto, 2013.

Clique aqui para comprar

Como renovar o seu Certificado Digital

renove

btnAvancar

SOLICITE

A solicitação da renovação do Certificado Digital deve ser feita em nosso site por meio do computador que você já utiliza o Certificado Digital. Faça o login com Certificado Digital.

Pessoa Física

Primeira renovação: se essa é a primeira vez que você renova o seu Certificado Digital, todo o processo será realizado on-line. No entanto, o Certificado Digital, que será renovado, precisa estar dentro da validade para que esse processo seja possível. Ou seja: o Certificado Digital não pode estar expirado.

Segunda renovação: a segunda renovação se inicia no site, assim como a primeira, mas termina em um Ponto de Atendimento após a apresentação da documentação obrigatória (Validação Presencial). Disponibilizamos mais de 1.600 Pontos de Atendimento em todo o Brasil para a apresentação da documentação e há a opção de contratar o serviço de Validação Presencial em Domicílio.

Pessoa Jurídica

De acordo com a resolução 107, a partir de 01 de Janeiro de 2016 a renovação do certificado digital para pessoa jurídica somente poderá ser realizada de forma presencial. Fica assim excluída a possibilidade de solicitar e finalizar a renovação de forma on-line. Solicite sua renovação com desconto e compareça no ponto de atendimento para validar o certificado.

Certificado Digital Expirado

Caso o seu Certificado Digital esteja expirado, será necessário realizar uma nova compra.

Mídia Avulsa

Sistema de venda de hardware Certisign

Adquira separadamente cartão, token e leitora e receba no local de sua preferência ou retire em um Ponto de Atendimento.

Aqui você pode adquirir dispositivos criptográficos para armazenar o seu certificado digital (cartão inteligente ou token) e também leitoras de cartão inteligente avulsas.

Agendamento

agende

Agende a validação presencial dos documentos para emissão do seu certificado digital.

Atenção:

– Cada agendamento corresponde a um Certificado Digital.
– Não é aceita a validação por representante legal do responsável pelo Certificado Digital.

LEIA ANTES DE AGENDAR:

É necessário passar pelo processo de validação presencial para concluir a emissão do seu certificado digital.
Cada pedido corresponde a um horário de agendamento.
Compareça ao local agendado com 15 minutos de antecedência.
Evite transtornos agende corretamente e compareça no horário.
Lembre-se de levar os documentos necessários bem como as cópias (se solicitadas).

1º – Faça a compra de seu certificado digital;
2º – Efetue o pagamento (em caso de pagamento com boleto, favor realizar o agendamento após 48h);

Central de Testes

teste

Para usar a Central de Teste, você deve utilizar o mesmo computador em que você já faz uso do Certificado e que, portanto, já está configurado/preparado.

Certificado Digital A1 – Certifique-se de que o Certificado está instalado no computador em que você está acessando esta área.
Certificado Digital A3 – Você deve conectar o Cartão Inteligente ou Token no computador.

Teste se o Certificado Digital está pronto para o uso.
Verifique a validade.
Confira os dados.

Chat

chatsupo.fw

Atendimento Online

Tire suas dúvidas com um de nossos atendentes ou o Assistente Virtual da Certisign.

* (Caso utilize, desative o protetor pop-up do navegador).

Dúvidas Frequentes

Em construção…

Vídeos

Em construção…

SAC

chatimg

e-Mail:

sac@certisign.com.br

Telefone:

0300-789-2378

Horário de atendimento:

Segunda à sexta-feira, das 8h às 20h (exceto feriados nacionais).

Últimas Notícias

Em construção…